quarta-feira, 16 de março de 2011

Faça flores de organza para decorar ou complementar a lembrancinha do casamento

Adoro os faça-você-mesma que encontro na net. São dicas incríveis para, muitas vezes, gastar pouco para fazer algo fofo com nossas próprias mãos. Sem falar que quando nós mesmas fazemos, damos muito mais amor ao feito, dedicamos mais, e tudo fica mais lindo!

Hoje, encontrei uma explicação bem bacana de como fazer lindas flores de organza. Parece ser super fácil!


Flor de organza para decoração de casamentos


E depois de usar na decoração do casamento, dá pra fazer tiara, decorar a casa, forrar um quadro e colocá-la no meio, colocar na bolsa, ou dar para as amigas também como recordação do casamento. Já pensou em comprar caderninho, colocar uma flor dessa na capa, escrever uma dedicatória aos amigos na primeira página do caderno e usar como lembrancinha do casamento? Gracioséééérrimo!!!

Anote aí:

Materiais para fazer a flor de organza

Vamos precisar de tecido. A organza é interessante porque queima bem as bordas, o que ajuda na sustentação das flores nos arranjos. Mas também é possível usar cetim de poliéster e tecido de forro. O bacana é misturar alguns deles, para obter um efeito visual mais interessante. Outra dica é misturar tonalidades e cores, conforme o que você pretende para a sua decoração.
Separe também:
  • uma vela pequena
  • agulha de costura e linha em cor que combina
  • botões e pérolas
  • alfinetes e tesoura


Para a flor acima foi usado o molde maior de 12 cm, e é interessante fazer um pouco maior, porque no momento de queimar a borda, ela diminuirá um pouco. Nela temos 13 camadas, mas essa quantidade você define, podendo fazer com menos ou ainda com mais, dependendo do efeito que desejar. A dica é fazer com pelo menos 5 camadas.
Corte os seus moldes. Para essa flor foi usado moldes de círculos, mas se preferir, use moldes com recortes de pétala.

Queime as bordas do tecido
Queime as bordas das pétalas, uma de cada vez. Não aproxime demais da chama porque o tecido derrete rapidamente. Vá circulando até completar toda a borda e alcançar o efeito desejado.
Queime as pétalas da maior para a menor e controle para que não diminua demais o tamanho. Queime as pétalas de cada flor separadamente.
Separe as pétalas para cada flor
Sobreponha as pétalas em camadas
Agora sobreponha as pétalas em camadas, da maior para a menor. Lembre de encaixar irregularmente, para dar um efeito mais natural à sua flor.
Vá encaixando até colocar todas as pétalas. Observe como a disposição irregular deixou com um efeito mais verdadeiro.
Sobreponha todas as pétalas até o final
Prenda as pétalas com um alfinete
Segurando as pétalas entre os dedos para não escorregarem, prenda todas na parte traseira usando um alfinete.


Com as pétalas seguras, costure sua pérola, ou conta, ou botão no miolo da flor, unindo todas as camadas.
Se for aplicar num broche ou tiara, cole a base da flor num pedaço de feltro antes de costurar ou colar. Fica mais firme.
Use essas flores para fazer arranjos de mesa em festas sofisticadas. Misture com flores naturais e enriqueça seu arranjo.

Fonte: www.viladoartesão.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...